domingo, 11 de setembro de 2011

LEMBRANÇAS DO MEU BAIRRO

            LEMBRANÇAS DO MEU BAIRRO
            Que saudade que eu tenho do meu bairro, com seu cheiro de passado, de tradição, de paz e harmonia!

            Que saudade da Pompéia com suas casas velhas, hoje despretensiosas, mas que marcaram uma época. Época de estabilidade da classe média, de gente boa, de bom nível.

             Aqui estão as raízes, aqui na minha Pompéia, vizinha do José Menino, mais velho, mais tradicional e que ficou sempre menino, um Zé brasileiro, berço e raízes de um Zé povo que deitou no tempo e assim ficou.

            Que saudade do sino da igreja, da torre e, das missas simples da Pompéia em que rezava menina, com fé e preguiça.

            Que saudade das velhas urubus igrejeiras exalando cheiro de tempo e de velas, enquanto murmuravam orações contando os nós dos terços e as vidas das vizinhas.

           Que saudade das tardes preguiçosas, do arrulhar, do chilrear dos pássaros e aves, transando por entre as copas de pequenas árvores.

           Mistura de vida com certeza de tempo.

            Saudade dos carros que passavam devagar, sem pressa, desviando-se dos campeões de pelada de meio de rua.

            Sinto o cheiro de saudade quando me lembro ou, passo pela Pompéia e, um gosto de paz se impregna em meu ser e eu sei então que sou, que paz existe em nós e que Deus é bom.

Nenhum comentário: