sábado, 29 de junho de 2013

SÃO PEDRO

                                         
             
  SÃO PEDRO               
            
Hoje é dia de São Pedro!

             Pedro o Pescador, Pedro que na Igreja Católica Apostólica Romana, é o precursor e representante da figura do Papa, pois a ele, nos primórdios da era Cristã, foi dito: “Pedro, és pedra  e sobre ti edificarei a minha Igreja!”

           São Pedro que deixou sua vida de pescador para seguir a Jesus e, a partir daí, pescar cristãos, em nome do Messias redivivo.

             São Pedro é o detentor das chaves do Paraíso e, se ninguém chega ao Pai que não pelo Filho, ninguém entra nos céus sem passar por São Pedro, a rocha sobre a qual se ergue a Igreja deixada por Cristo Jesus.

             Simão Pedro hoje é festejado, reverenciado, comemorado pelas igrejas como pelas tradições juninas, pelo povo das grandes cidades, como na roça e ainda, nas praias deste nosso lindo e extenso litoral.

             São procissões em terra firme e procissões de barcos pesqueiros embandeirados pelos mares, são fogueiras pelo interior, mastros erguidos em sua homenagem pelos sertões do nosso Brasil.

             Se Simão Pedro, o pescador é reverenciado por todos, no sincretismo religioso das tradições afro brasileiras, hoje também São Pedro é reverenciado e festejado como o Grande Xangô, nas tradições Iorubá (nagô) em que é Deus do Raio e do Trovão e ainda o Orixá da Justiça e, que, na Umbanda, é considerado e reverenciado também como Senhor das Pedreiras e, esse grande Orixá dos terreiros e dos credos que pululam pela nossa Pátria, a pátria de todas as raças e cores, de todas as línguas e tradições, de todos os credos e povos!

               Reverenciemos então, Simão Pedro,

O Grande Xangô!
                                                                        
 
                                              
                                                       
                                                  
                                                       

4 comentários:

Suely Ribella disse...

Sua portagem é interessante, explicativa e esclarecedora.
Gostei!
Beijinho, amiga Mariza!

Jouvana disse...

Gostei da forma de como você descreveu o portador da chave dos céus , sintetizando a sua história !! É um viva a ele!!

Flávio Tallarico disse...

Pedro é a pedra, o Orixá, o Grande Xango, Senhor das pedreiras. Por ser tudo isso, mereceu ser detentor da chave do céu. Uma bela história.

Carlos Gama disse...

Parabéns, Mariza!
Bem concatenada a história e a louvação ao Santo e ao Orixá.
Saravá!