sábado, 13 de outubro de 2012

PELOS MEANDROS DA ALMA HUMANA


                                  
                                   
                      PELOS MEANDROS DA ALMA HUMANA 

                      Não conheço a peça e  não li o livro, também desconheço o autor, sei apenas se tratar de gente aqui da terra, família de amigos de juventude do meu irmão caçula, mas em entrevista de “A Tribuna” de 10/09/12, o autor, Nelson Baskerville, referindo-se ao tema de “Meu irmão Luiz Antonio? Gabriela”, entre outras, disse uma frase :”revelar segredos que nos fazem sofrer é como ganhar asas”, declaração a meu ver, fenomenal!

                  Nada para libertar a alma humana como o se desfazer dos ranços e grilhões  que nos impõem  os outros ou nós mesmos, seja por vergonha, preconceito, educação, religião, escrúpulos ou respeito humano, medo dos julgamentos dos outros ou dos nossos mesmo. Por vezes até trancamos no inconsciente  os fantasmas para que não nos assombrem!

              Para quem se interessa pelos meandros da psique humana, para quem assiste, observa ou convive com as mudanças sociais  ou familiares, penso que tanto a peça quanto o livro , que ainda não assisti e nem li, devem ser corajosos , interessantes e atuais.

            Mas voltando  a “revelar segredos que nos fazem sofrer é como ganhar asas”, isso consegue bem quem tem facilidade de vertê-los para o papel, mas existem profissionais aptos para ajudar, os psicólogos ou a inda quem sabe, umas gotinhas maravilhosas do floral de Saint Germain, o  “Laurus Nobilis” , que nos ajuda a romper com os ranços ou grilhões do passado.

         Mas voltando ao objeto destas considerações, não apenas a frase me encantou como  despertou em mim o interesse pela obra e pela peça, alem do que me  fez considerar e reconsiderar meus próprios conceitos e prováveis preconceitos para com a temática do estudo e desabafo do autor.

           Abordagem atualíssima, “drama” vivido por inúmeras famílias que até há bem pouco tempo enterravam no  fundo dos baús e nos meandros do subconsciente familiar histórias que não ousavam encarar de frente, menos ainda    torná-las públicas e do conhecimento de amigos ou vizinhos.

          Os tempos mudaram, a sociedade ainda passa por adaptações, difíceis para muitos, mas as ciências contribuem para outro enfoque, assim como as legislações pátria e até a própria Justiça sabiamente se humaniza  e vemos que  o temido “Fim de 2012” o que está trazendo para a humanidade é renovação  , respeito e amor!  

 
                      

2 comentários:

Anônimo disse...

Mariza

Muito bom o texto, realmente,“revelar segredos que nos fazem sofrer é como ganhar asas”
Um abraço
Sonia

Gisele Cezar disse...

Passei por aqui só para dizer que te amo!!!