sábado, 4 de fevereiro de 2017

LHANEZA OU MARACUTAIA ?

                                                                           
                       
                          LHANEZA OU MARACUTAIA?
                                                     
                                                    

                Muitas e diversas as teorias, entendimentos e até certezas absolutas e convictas, embasadas em diferentes religiões ou correntes filosofo cientificas, mas eu tenho cá minhas incertezas e se digo incertezas é por não ter dúvidas, apenas indagações.
                Haverá predestinação? Maktub?
                Serão ocasionais os nascimentos, e os destinos de cada um? Pré-destinação de mãos dadas com o livre arbítrio, acarretando não a culpa porque não creio e me recuso a aceitá-la, como não aceito ao bode expiatório, mas a responsabilidade e suas consequências, tenho como certas e instrutivas, não causando penalidades mas sim chances de aprendizado evolutivo, o que seria a meta de todo o viver.
                Esses questionamentos me levam a outros e o assunto se perde em certezas e incertezas, silogismos e sofismas e até a vários debates com o velho companheiro de vida, o advogado do diabo, contestador e combativo em debates incansáveis  sempre cheios de recursos.
                Enfim não me proponho a longos solilóquios a respeito do porque da vida.
                Apenas uma curiosidade me ocupa no momento; Será sabotada a corrida dos espermatozoides?Haverá lisura nessa maratona? Estarão todos concorrendo, correndo, nadando, se locomovendo com iguais possibilidades?
                Será a chegada final daquele que concorrendo o estará fazendo com iguais e igualmente dotados e preparados?
                Proporcionará a corrida as mesmas possibilidades a todos ou haverá um dedinho divino ou mesmo da genética a guiar ou favorecer um dos concorrentes ao pódio final, á conquista derradeira, á coroa de louros, ao premio, à taça da concepção?

                                                               Mariza C.C. Cezar
                                                                                                                              

                                                                                                                      

Um comentário:

Flávio Tallarico disse...

Cara amiga: Você explicitou bem uma das dúvidas da existência e continuação da vida. Não há, a meu ver, muito mistério na louca corrida dos espermatozoides. Um dado inegável da natureza é a prevalência dos mais fortes em todos os setores. O macho alfa vence os seus concorrentes, e a fêmea escolhe sempre o mais forte para perpetuar sua espécie. Com os espermatozoides não é diferente. Vence o mais forte. Eventualmente dois, ou mais, conseguem penetrar no óvulo por serem fortes e insistentes -- então nascem os gêmeos, trigêmeos ou, em casos raros, quadrigêmeos. É uma corrida de São Silvestre genética. Não há interferência extraterrestre de deuses ou alienígenas. Essa é apenas uma opinião minha.