domingo, 8 de julho de 2012

LIBERDADE DE PENSAMENTO


                  LIBERDADE DE PENSAMENTO
           Voa pensamento, voa!
           Sai livre por aí, plainando, rompendo barreiras em voos supersônicos, dando ocasionais mergulhos, para depois arrancar em abrupto para o alto, em ascensão vertiginosa.
          Viaja pelos ares, dormitando em ocasionais flocos de brancas nuvens, volteia com pássaros, pesca ou caça com águias e condores, cantando ou grasnando a própria liberdade em coro com as aves.
        Quando se cansar de brincar pelo ar, volte á terra, mergulhe por ela a dentro, especule por suas rochas e veios, mergulhe nas eras do tempo, gravadas em registros históricos nas suas camadas geológicas, encontrando rios e veios subterrâneos, verdadeiros registros minerais, arquivos que detêm segredos de vida e sobrevivência do planeta!
       Sinta a força o cheiro e quem sabe o gosto de teimosas raízes que muito têm a contar.
       Converse com elas, viaje além do tempo e do espaço, aventure-se até se cansar, sabendo sempre que tem o poder e a liberdade de ir e vir, portanto de voltar, se e quando o quiser, então, só então retorne.
        Sim, retorne por livre escolha, á superfície, então role nas gramas e pastos, beba o leite quente dos gados, corra e percorra  estradas encontrando transeuntes, viajantes, acompanhe-os e papeie com eles bebendo a sabedoria e os “causos” mais diversos.
       Siga o ritmo do acaso e da liberdade, partindo adiante a correr e saltar colinas, montanhas, cordilheiras, refresque-se nas águas cantantes dos riachos ou, caudalosas e rápidas dos rios, escorregue com elas, pelas corredeiras, precipitando-se pelas cachoeiras e cataratas, encontrando, pelo caminho arroios e piscinas naturais!
            Siga livremente e deságue na imensidão do mar, note o gosto salgado dessa água, por vezes densa, outras límpidas, mudando sua tonalidade do claro azul ao turquesa, passando para o verde tom de  garapa e chegando ás vezes ao cinza!
           Descubra a flora e fauna de suas profundezas! Se encante brincando com os golfinhos  e com eles nadando, seguindo-os como a anjos cicerones desse reino encantado!
         Essa viagem de sonho, mágica, enriquecedora, atrevida e aventureira, é total e plenamente sua! Personalíssima, pois seu guia e agência de turismo são os mesmos,pois são sua, somente a sua liberdade de pensamento é que pode levá-lo como e quando quiser para os itinerários mágicos que lhe aprouver, dando asas á sua imaginação e vontade, quando e se de sua vontade, pode trazê-lo de volta ao lugar comum do cotidiano, á segurança do lar e ninho, recebendo-o com flores e vinho ou, um fumegante café ao pé de acolhedora lareira em que salamandras dançam a dança do fogo ao crepitar da lenha.
            Demos vivas á sagrada liberdade de pensamento! 
 

 

  

3 comentários:

Gisele Cezar disse...

Nossa mazinha fiquei até sem palavras diante de tamanha altura de seu oensamento. Que voo alto e profundo dessas suas asas chamada poesia, chama pensamento!!!!

Anônimo disse...

Mariza
Texto muito rico e profundo, ele vai longe!!!
Beijos
Sonia

Anônimo disse...

Querida mariza, que belo texto sobre o pensamento! A liberdade de pensar é a única verdadeira que temos nesta dimensão. Adorei! beijusssssss,Monica