sábado, 2 de junho de 2012

MOMENTO FUGAZ ( assim espero )


               MOMENTO FUGAZ

                 ( assim espero! )

         Sou humana e passível de falhas e dores!

         Então preciso dizer que estou ferida, triste.

         Estou magoada, ofendida, desiludida! Na realidade, estou decepcionada.

         De verdade, o que mais dói e incomoda, o que dilacera a alma, o corpo, ou o coração, não são os outros ou suas ações ou omissões, seus sentimentos, atitudes ou caráter, pois tudo isso se pode até compreender, encontrar justificativas, desculpas, atenuantes.

        Estamos viciados em amor, já faz parte da nossa natureza compreender, justificar, perdoar e “dar a outra face”, estendendo as mãos, mesmo quando nos tomam as pernas, os pés e invadam também nossos bolsos ou burras.

      Para essas faltas ou falhas alheias, podemos usar a lógica e o abraço ou ainda, cristãmente o perdão, não o magnânimo que nos engrandece e engraxa o nosso ego, mas o do fundo do nosso coração que acolhe, abriga, agasalha, recebe e aconchega, aninha.

      Mas volto a dizer: estou sofrendo e nem cheguei ainda ao estágio benéfico de ficar em um canto calmo, abrigado e quieto, como fazem os cães ou animais feridos que se isolam para lamber suas feridas até que vençam as sombras da dor e então, saiam desse abrigo-terapia, mais dispostos e mais fortes, renovados.

      Não, infelizmente ainda estou no estágio agudo da dor, sofrendo as agressões, os males da alma com reações inusitadas para mim, que nunca admiti ou concordei com a predominância da raiva que envenena e intoxica.

      Havia dito antes que estou ferida, machucada e principalmente decepcionada e, estou sim e o que é pior, decepcionada comigo!

      Fui eu que errei! Não que tenha passado a vida “dando pérola aos porcos” como ocasionalmente pensei ao longo da caminhada em momentos de pseudo lucidez, não foi isso o que fiz, acordei agora!

       O mais grave é que infringi o maior dos mandamentos, o mandamento do Amor!

       Amei a Deus sim, só que por vezes amei mais á onipresença de Deus no próximo, me esquecendo de amá-Lo em mim!

       Me perdi toda de amores pelo próximo ou pelos próximos, me esquecendo de que deveria amá-los como amar a mim e, consequentemente se não reconheci Deus em mim, se não soube amá-Lo em mim mesma, como poderia esperar esse amor do próximo, ou mesmo daqueles mais próximos a mim?
                                 
                  

4 comentários:

Anônimo disse...

Querida Mariza, é um desabafo de sua alma e voce tem de fazê-lo sim,mesmo que voce tenha de ler isso mil vezes!Penso que os nossos maiores desafios são aquiles que se repetem várias vezes ao longo da vida,coisas que temos de aprender antes de partirmos para o outro lado.

Para todos que também atravessam desafios deste tipo.Leiam.

beijos

Monica

Anônimo disse...

É............ É A LIGUAGEM DA ALMA E POETICAMENTE DESCRITA, QUE SÓ VOCÊ SABE FAZER...
beijos,
Cleide

miuzinha disse...

o ser humano fere mesmo mazinha, machuca, de uma forma que os leões, os tigres, as cobras e os tubarões nunca poderiam fazer, mas também somos natureza, também somos inocentes, mesmo inteligentes.

há a dor, mas há também, o carinho de alguns, que curam feridas, como tirar com a mão! com a mão que afaga, a mão que alisa e ajuda, e ama, com mão, corpo e alma!

Anônimo disse...

Mariza
O desafabo de dentro de nós nos torna mais leve.
Este texto está maravilhoso e consegue espressar muito sentimento.
Beijos!!!
Sonia