sexta-feira, 15 de abril de 2016

POETA INSPIRA ALÉM DA POESIA



                                                                       
                                                                                   

                       POETA INSPIRA ALEM DA POESIA
                                                                                                         


                Lendo uma bela poesia da poetisa Nina Lume, que a apresenta como pobre, por não ser enquadrada pela métrica usualmente esperada dos poetas de sua grandeza, não resisti e enlevada e empolgada pelo tema, fui me estendendo em comentários e quando vi, deu no que vocês vêm aqui e agora:
              Que belo enfoque! Que visão paradisíaca! Poética a criação da Terra no universo inserida!                                                                                        A poeta justifica tão bem os contrastes da noite e do dia! Ocultou em simbiose a mulher com a cobra, pois se curvilínea uma, sinuosa a outra o é! Á mulher fez rainha da noite  e dos seus mistérios e tentações encobertas pela falta de luz!                                                                                                  Deu a ela, o Criador, sob esse enfoque, a submissão de receber eternamente o luar do rei sol, senhor da luz e do dia e com o dia ele o sol, recebe ainda o encargo do labutar à ardência do calor. A bem da mulher, fê-la mãe de sois a brilhar ao longe, com imagem de estrelas! Essas estrelas que se nos apresentam como cintilantes enfeites da rainha da noite e de seu manto de sombras e rasgos de luar! Presumo que ao sol foi dado o encargo de fazer germinar grãos e vida. Á lua a atribuição foi de parir distantes e inatingíveis sois! Não é que os marotos, sol e lua, punidos pela ousadia do amor concretizado, foram condenados  á eterna separação   e  não é que driblam á Divina condenação,  penetrando juntos ele como réstia de luz e ela como sombra iluminada por diáfana renda de prata nas alcovas e recantos os mais diversos e inesperados em que maravilhados e banhados pelo luar outros amantes se rendem ao amor!
E os poetas, sensibilizados e enlevados pelo mistério da noite enluarada, pelo amor que perfuma os ares e pelos encantos das águas que em cantos de encantos se perdem em correntes mansas e serenas nos rios que correm a fazer marolas no mar que também enamorado nos apresenta as estrelas do mar e eles os poetas, seu  encanto e seu canto/poesia que alimenta almas e sonhos e a nós inebiria!


                                     Mariza C.C. Cezar
                                            
                                                 
                                                                                                
 

                                                                                        

Um comentário:

Flávio Tallarico disse...

Achei muito criativa a sua crônica, inspirada no poema da nossa amiga poetisa Nina Lume. Na realidade, o poema e a crônica se complementam. Só tenho a parabenizar as duas por tão terna inspiração.