domingo, 8 de dezembro de 2013

MÃE YEMANJÁ

                                                                                                              

 MÃE YEMANJÁ!
                                                                                                                        
                     
 Salve Rainha do Mar!
                      Odo ya! Odó ya!

                      Eru ya!

                 Yemanjá é um dos Orixás mais cultuados no Candonblé Iorubá, tanto que em alguns elês, quando se canta para ela, os filhos de santo se ajoelham.
                 Na mitologia, Yemanjá é filha do céu e da terra e conhecida por sua força e retidão!
                 Muitos são os sincretismos religiosos e, todos os povos do mundo tem suas crenças, sua fé, suas tradições , seu culto e, em todos eles é sempre presente a referência e a reverência à força, poderes e mistérios da água , essa benção da Mãe Natureza que é sinônimo e   condição de vida!
                Desde os primórdios dos tempos a água sempre foi respeitada e reverenciada, como elemento e como início do todo, de tudo, de vida!
               Estudiosos em símbolos e de várias ciências deles derivadas , se referem às águas primordiais , das quais , pela vontade e força divina, nasceu o cosmos, nasceram as constelações, os planetas e a nossa Terra.
                 A mitologia africana conta a sua versão da criação do mundo, no que não se distancia, guardadas as devidas proporções, das crenças e histórias de outras regiões e outros povos e seus credos.                                                
                Vejamos essa versão, pois no momento é a que nos interessa: Yemanjá seria então, filha da união entre o céu, Obatolá  e Oduduá, a terra e, consta que dessa união, como já foi dito, nasceram : Angajú, a terra firme e Yemanjá, as águas.
                 Desposando seu irmão Angajú, Yemanjá teria dado á luz. Orungã que veio a nutrir um amor incestuoso pela sua mãe, tanto que em certo momento, aproveitando-se da ausência ocasional do pai, raptou e violentou à mãe que afrontada e horrorizada, desfaleceu, vindo a seguir a fugir do filho desvairado que continuava a ir ao seu encalço .
                  Yemanjá , prossegue a lenda , teria se refugiado em terra firme e na dor do afronto sofrido seu corpo de avolumou tanto que, dos seus seios nasceram as águas, os oceanos e, do seu ventre nasceram vários orixás, entre os quais Oxossi, Xangô , Iansã e muitos mais, razão pela qual ela é chamada e conhecida  como a mãe de todos os Orixás , a Grande Mãe da África!
                 É cultuada e reverenciada não apenas na África, mas também em vários outros países em que os filhos da África se estabeleceram.                                             
                O Brasil a cultua e reverencia de norte a sul, com pequenas diferenças em seus rituais, dependendo da linha do terreiro ou, das tradições culturais e religiosas de cada região, como também do sincretismo religioso local, que se faz com diferentes figuras das Nossas Senhoras com as quais a identificam.
               Seu simbolismo de Grande Mãe a identifica prontamente á figura da Virgem Maria, aquela que pelo cristianismo, mais precisamente pelo catolicismo foi entre tanta e entre todas as mulheres a eleita para ser , na Terra, a mãe do menino Deus e isso só deve ter ocorrido por merecimento aos olhos de Deus!
               Mais ainda, Jesus no-la deu por Mãe e nos fez Seus irmãos e, assim, Nossa Senhora ou Mãe Maria na Teosofia e Fraternidade Branca, ela é também a Grande Mãe, de todos os Santos e Mestres, assim como ocorre com Mãe Yemanjá que também é nossa Mãe e de todos os Orixás!
            Regiões diferentes a comemoram e em 02 de fevereiro com sincretismo com Nossa Senhora das Candeias, já em 15 de agosto outros consagram a ela suas preces e  festejos como Nossa Senhora da Glória ou dos Navegantes e hoje, 08 de dezembro, dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição, muitas são as procissões , os presentes lançados em pequenos  barcos ou ainda em barcos engalanados que levam devotos e  suas oferendas a serem entregues em mar aberto, juntamente com suas cartinhas de agradecimento e pedidos!
            Batizada que fui, no catolicismo, na Igreja da Consolação de São Paulo/SP, justamente nesta data, há muitos anos já, saúdo  Mãe Yemanjá  com reverência e carinho!
            Salve a Rainha das águas, a Grande Mãe  Yemanjá!
                                                                 
                                       

                                                                                          

                                                      

4 comentários:

Anônimo disse...

Este texto veio homenagear a Nossa Senhora da Conceição!!!Muito interessante!!Beijos
Sonia

Gisele Cezar disse...

Poxa mazinha que belo e didático texto, além de muito eclético!!! Com teor de informação e desmistificação da religiosidade Afrobrasileira..... Amo toda essa sua cultura hehehe. Mandam beijos eu e Cléo.
Cléo comenta: Digno de um artigo catedrático. Parabéns!

IVANCEZAR disse...

Muito obrigado pela visita e pela gentil manifestação, que recebo como um gesto de carinho ao qual retribuo na mesma proporção. Que o Grande Arquiteto do Universo à proteja hoje e sempre.

Suely Ribella disse...

Revisitando... relendo... aprendendo com a amiga...

Ora yê yê ô!

Beijinhos!