sexta-feira, 20 de setembro de 2013

GRAMÁTICOS DE APITO E CARTEIRINHA!

                                                                 

                                     
               
  GRAMÁTICOS DE APITO E CARTEIRINHA!

 

                 Tem muita gente que se arvora em posições pouco simpáticas, como por exemplo, os chamados fiscais de quarteirão, mas esses são até figuras interessantes sob o aspecto social ou psicológico e, sugerem algumas caricaturas ou charges risíveis e curiosas, quiçá simpáticas.

                  No entanto, sensores ou fiscais gramaticais atentos às correções ortográficas,que a mim parecem, pulular por estes “Brasís”, vêm crescendo desde a última reforma ortográfica,que dizem ser bem menos exigente para com as regras tradicionais a que sempre se ativeram linguistas e filólogos.

                  Eu que passei por alguma dessas reformas e cresci ouvindo comentários e críticas às reformas anteriores, a esta altura dos acontecimentos, já não sei mais a qual seguir e, confesso que escrevo muito melhor à mão ou mesmo à máquina, do que digito.

                   Não sei também se a pressa da internet, desse virtual que impera e agiliza a tudo, inclusive à vida enquanto encurta espaços na dinâmica de a tudo abraçar e ultrapassar, faz com que me atropele e me ultrapasse, enquanto me perco de mim e das minhas certezas.

                    Se por um lado, me perco de mim, uma certeza tenho e dela não abro mão pois, se até aceito o dinamismo virtual em que vivemos e que tudo muda, não aceito em hipótese alguma o descaso ou desrespeito para com os nomes próprios, mesmo para com os que possam me parecer, como alguns surgidos de repente do nada, fruto da criatividade esdrúxula de muitos.

                    As grafias constantes dos registros civis hão que ser respeitadas!

                    A verdadeira identidade de um indivíduo, nome ou pré-nome e o patronímico, identificam aquele ser que vindo ao mundo, pelo registro de seu nascimento se torna um cidadão!

                     Hoje vemos imperar o improviso, a criatividade, a junção de nomes e outros homenageando figuras de destaque do esporte ou das telas cinematográficas ou televisivas, seja de que lugar do mundo ou em que língua forem, até patronímicos surgem vez por outra, não sei se importados do mundo das fantasias, alguns até referidos com destaque como tradicionais!

                    O que me causa estranheza, é no meio de toda essa criatividade reinante, surjam impunemente,  mestres sala ou escola que pomposa e acintosamente corrigem a grafia do meu nome como também do meu sobrenome!

                    Nasci num tempo em que se escrevia Luis com “z”, assim como o “z” ainda em uso e em moda, por tradição, por escolha, por preferência  ou quem sabe até por metafísica, numerologia ou superstição, como queiram, foi grafado no meu registro de nascimento duas vezes. No pré-nome Mariza e, em um dos patronímicos, o Cezar de Cerqueira Cezar e não como insistem alguns atrevidos, que o querem César com acento e esse, o meu        foi grafado com “z”!

                    Ora meus caros fiscais ortográficos, gramáticos de apito e carteirinha, continuem velando pela grafia pátria mas, por favor, em respeito às leis vigentes, respeitem à individualidade alheia e saibam que, se eu grafo o meu nome com a letra “z”, o faço pura e simplesmente por assim ter sido registrada : Mariza e Cezar com “z”!

                    Por favor! Minha carteira de identidade, respeitando meu registro de nascimento diz que sou : Mariza Camargo de Cerqueira Cezar e, essa sou eu, com muito respeito e com muito orgulho!

                    Por todo o exposto, respeitem a grafia dos nomes próprios, isso é imperante e de minha parte, não abro mão disso,e é  bom, eu gosto e agradeço!                                                                                                            

 
                                         
                                                                                                                    
                                        

                                              

Nenhum comentário: