segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL EM 2012

                                                                                     
              NATAL EM 2012! 

             Tranquilamente sentada em minha sala, vendo alguns enlatados na TV, quando, num repente fui totalmente impregnada por delicioso cheiro de assados que fez com que eu despertasse para a realidade: é véspera de Natal!

             O cheiro que impregnou o ar e atingiu aos sentidos, principalmente ao olfativo e dele, ao gustativo, bailava pelo ar, vindo da padaria em frente ao prédio em que resido.

           Esse despertar dos sentidos, me transportou no tempo, para  tempos passados que em êxtase de criança a adolescente e, depois jovem mulher, festejava com todos os sentidos e, com prazerosa expectativa a magia Natalina, curtindo os preparativos, os enfeites, cuidando  deles logo no início do mês, assim como das toalhas bordadas e requintadas, das louças, talheres e cristais, das listas de presentes e de convivas.

          Com os olhos a brilhar ante a expectativa dos festejos previstos e programados, planejados, organizados, ia eu de menina a mulher , saboreando cada preparativo e o que para mim, representavam em cada etapa de minha vida.

         As velhas figuras simbólicas a alimentar fantasias, o ritual que se renovava e se repetia criando a eterna magia Natalina!

         Quão prazeroso foi sempre tudo isso e ainda, prazerosos cada Natal vivido e compartilhado com familiares e amigos!

        É a magia do renascimento do amor, esse sentimento maior que nos foi ensinado e deixado pelo Mestre dos Mestres, o Menino nascido naquela longínqua Belem!

        O menino Jesus nasceu, pelo que consta das tradições históricas, em uma manjedoura, rodeado, pelos animais, recebido, reconhecido e reverenciado por humildes pastores, excelsos anjos e reverentes e contritos Reis Magos peregrinos que, de longe vieram seguindo a Estrela de Belem, para homenagear ao Messias prometido, para se prosternar  ante o Menino Deus.
       Então meus caros amigos, o espírito Natalino despertou, em mim e eu senti uma imensa paz, pois se este ano vou passar só, no recesso do meu lar, sem os costumeiros preparativos e festejos, tendo por companhia apenas velhas e queridas lembranças e ainda o meu filhote e companheiro, o gatinho Âmbar, tenho o meu coração tranquilo e feliz, cheio desse Amor que Jesus trousse e ainda, irradiando luz, muita luz e paz! 

           

Um comentário:

Sonia Miranda disse...

Mariza
O importante é estar em paz e vc conseguiu.
O Natal é uma data especial e não precisa estar no meio de muitas pessoas,mas junto com vc mesma.
Beijos
Gostei muito