É conhecida e difundida nas mais diferentes tradições a história ou a lenda dos Reis Magos que ao que consta teriam sido três a deixar suas terras seguindo uma estrela, a famosa Estrela que se postou sobre Belem anunciando que ali ocorrera o nascimento do menino Messias o prometido Rei dos Judeus.
Consta que Balthazar, da Arabia, Melchior da Persia e, Gaspar da India magos e reis, deixaram suas Terras, seus países e seguiram a famosa estrela que anunciaria o nascimento do Prometido Messias, o Salvador, se bem que haja o entendimento de alguns de que não teriam sido apenas três esses magos, e nem tampouco reis , mas sacerdotes da Religião Zoroástrica os buscadores do Menino Rei.
O que importa é que reis ou magos ou ainda sacerdotes, iluminados pela fé ou suas ciências, partiram em busca do Menino-Deus e, juntando-se a pastores e aos animais, se postaram reverentemente em adoração ofertando presentes que atestavam sua fé e reverência como ainda a previsão do destino a ser cumprido pelo Menino Prometido.
Consta que os presentes ofertados foram ouro simbolizando a realeza, incenso falando da fé e mirra, famoso antisséptico usado em embalsamentos, o que veio a ocorrer quando da descida do corpo de Jesus da cruz.
Fala ainda a tradição que a tão querida e antiga troca de presentes no Natal nasceu do costume iniciado pelos Reis Magos naquela longínqua Belém.
O Certo é que dia 06 de janeiro, o dia dedicado aos Reis Magos, encerra os festejos Natalinos e de virada de ano do calendário Gregoriano e, em alguns países esse é o dia em que ocorre a troca de presentes e em todos os outros é também o dia em que se desmontam os presépios, as árvores natalinas e em que se guardam os demais enfeites usados nessas ocasiões.
Guardemos e reverenciemos essa tradição homenageando essas figuras históricas ou míticas, mas essas figuras simpáticas que tanto colorido trouxeram aos nossos costumes e á nossa fé!
Feliz dia de Reis!
2 comentários:
Gostei muito do texto, vou passar para uma amiga que quer saber mais sobre os Reis Magos.Beijos.
Sonia
Querida mariza,adorei seu texto.E uma tradição que muito pouca gente conhece de verdade e,se bem que nada sabemos ao certo mesmo, é uma história belíssima de fé e esperança...fora que estes Reis eram Magos......beijos, Monica
Postar um comentário