sábado, 20 de janeiro de 2018

ERA UMA VEZ...

                                                                 
                         ERA UMA VEZ..
                                                          
                                                               

                No tempo de capa e espada, em que príncipes e também aventureiros percorriam estradas e densas florestas montados em seus corcéis, é que vamos encontrar o garboso príncipe da nossa estória, montado em cavalo branco, saindo de densa mata, para uma clareira.
                Sedento dirigiu-se para uma pequenina casa em que se via flores à janela e esvoaçante cortina branca, enquanto da chaminé saia fumaça.
                Chegando mais perto deparou com lindo quadro emoldurado pelo batente da janela!
                Nada mais, nada menos do que a jovem mais bela que já vira, graciosa em alvas roupas íntimas ou seja, uma blusa branca de alças com passa-fita, espartilho encimando calças levemente bufantes, presa á altura da barriga da perna pela fita do arremate que franzia gracioso babado.
                Essa linda donzela surpreendida assim, na intimidade do seu lar, tinha os cabelos presos em longa trança   ao lado dela, à altura de sua orelha uma rosa vermelha.
                Encantado e sedento foi se aproximando e apeando, quando recebido por figura de velha mulher que ao varal, vislumbrara a dependurar roupas.
                Apresentando-se disse da sede e convidado a entrar, encontrou a sonhadora e desenvolta donzela que lhe prendera a atenção.
                Foi encanto e amor à primeira vista!
                Matou a sede e teve os desejos despertados e se quedou irremediavelmente apaixonado.
                Arrebatado de pronto, pediu à velha senhora a mão da moça a quem faria sua princesa.
                A velha senhora, avó da donzela a quem criara desde a mais tenra idade, vendo o brilho em seus olhos e a postura e decisão do jovem príncipe, submissa, aquiesceu ao pedido.
                Quebrados assim os protocolos pelo imperante desejo do príncipe, seguiu a jovem afoita, em sua garupa.
                Tão deslumbrada estava com o conto de fadas que estava vivendo, que nem notou a paisagem que percorriam até que chegaram a um castelo de pedras brutas em tons de cinza.
                No interior do castelo, foi apresentada à Rainha-Mãe e à não tão jovem princesa, irmã daquele que muito em breve viria a ser seu marido.
                Logo chamado o capelão e em tempo recorde, foi realizado  com pompas,o casamento real com os protocolos e aparatos da época.
                Assim, dentro das frias muralhas de pedra, passou a viver a agora jovem princesa.
                Decorridos poucos anos, distante da simplicidade e da bela e selvagem natureza que circundara seu lar de menina sonhadora, a princesa começou a se sentir desmotivada, cansada de viver praticamente trancada na alcova, em macio colchão de plumas em que o príncipe a jogava, no ardor de sua insaciável paixão e desejo.
                Entre quatro paredes, em colchão de plumas foram os dias decorrendo e essa era a sua ocupação e prisão, da qual raramente saia e quando o fazia, era dentro do frio castelo em que cruzava com as não menos frias, sogra e cunhada reais.
                No entanto um belo dia, passou pelo castelo uma caravana de saltimbancos que recrearam a corte com seus números de malabarismo, cantos e danças, e a jovem princesa que estava a perder o viço pela rotina, se encantou e o brilho voltou a seus olhos, como o doce sorriso aos lábios, pois reencontrara a alegria e a vida naquelas pessoas livres.
                A eles, decidida e sorrateira se juntou quando partiram. Fugida deixou a Inglaterra com a caravana e com eles atravessou o mar onde é hoje o Canal da Mancha e foram parar em Rouen, porto fluvial.
                Aí se deixou ficar. Vamos encontrar a nossa jovem com uma branca blusa franzida no decote e ombros, rodada saia colorida com cintura alta apertando a  já fina cintura e um engomado aventalzinho branco, servindo em bandejas, rústicas canecas de cerveja em também rústica taverna de beira de cais de eclética freguesia, pois ali bebiam trabalhadores do porto, alguns burgueses e eventuais cavalheiros.
                Rápida, alegre, elegante, a formosa jovem atraia a freguesia e a todos atendia com presteza e solicitude. Com seu jeito e charme despertava olhares, mas sua postura afável mantinha os mais afoitos enquadrados e sem jeito.
                Sério e refinado fidalgo se enamorou e passou a ser assíduo à taverna até que a conquistou e pedindo as contas, com ele partiu deixando na taverna corações também partidos.
                Vamos encontrá-la em casa grande e assobradada em esquina de praça, calçada com pedras também brutas. Agradável residência circundada por gracioso jardim, grades e portão de ferro fundido como a balaustrada da sacada do quarto e que era arrematada por jardineira de preciosos cravos.
                Assim passou a viver a agora jovem senhora, e viveu seu conto de amor e encanto de amar, por algum tempo, descobrindo que o seu cavalheiro não era muito diferente do príncipe, pois era ciumento e também a prendia em casa, se bem que agradável, arejada, colorida pelas flores que atraiam pássaros canoros. Com o passar dos dias também lhe pareceu uma prisão.
                Nossa heroína amava a liberdade e não era arruaça que procurava, apenas alegria e liberdade de ser e viver.
                Fugiu novamente! Vamos reencontrá-la servindo na mesma taverna!
                Um dia reapareceu o fidalgo e veio decidido a arrancá-la dali e, quando percebeu serem vãs suas palavras e argumentos, tresloucado e desvairado, desembainhou a espada e incontinente a nossa jovem foi ao chão! Da sua blusa branca, sobressaia uma mancha vermelha de sangue que crescia em formato de coração!
                Seu último olhar foi da espada à mão que a empunhava e ela levou nos olhos, a figura do seu agressor!


                                                                 Mariza C.C. Cezar
                                                                                                          
                                                            

                                                         

3 comentários:

Flávio Tallarico disse...

A incansável mente lúcida e criativa da minha amiga Mariza, sempre a nos surpreender com seus contos os mais diversos. Hoje, neste conto de fadas, revela todo o seu poder criativo e de perfeita descrição dos fatos, nos fazendo vislumbrar as cenas, como um filme a passar em nossa mente. Parabéns amiga e um abraço.

Suely Ribella disse...

Que delícia ler esta sua postagem!
(O Flávio Tallarico disse tudo...)
Grande autora Mariza Cézar!
Bjos!

Mariza C C. Cezar disse...

Suely Ribella, Flavio Tallarico e Jouvana Colucci cujo comentário só me foi mandado para o e-mail mas não registraram aqui, obrigada pelos gentis aplausos que tanto incentivam! Abraços meus e também Saudade da amiga Suely que tem estado tão ausente no dia a dia!